Arbitragem criptográfica: como funciona e estratégias de negociação


O que é arbitragem de criptomoeda?
A arbitragem de criptomoeda é uma estratégia na qual os investidores compram uma criptomoeda em uma bolsa e depois a vendem rapidamente em outra bolsa por um preço mais alto.
As criptomoedas são negociadas em centenas de trocas diferentes e, muitas vezes, o preço de uma moeda ou token pode diferir em uma troca em relação a outra. É aí que entra a estratégia de arbitragem: semelhante ao uso de arbitragem nos mercados de capitais, a arbitragem criptográfica é uma forma legal de obter um lucro potencial quando um ativo está sendo vendido mais barato em um mercado e a um preço mais alto em outro.
Dito isso, a arbitragem criptográfica vem com alguns fatores de risco em potencial. Aqui está uma visão mais detalhada de como funciona a arbitragem de criptografia e estratégias de negociação que usam a tática.
Por que os preços das criptomoedas são diferentes entre as exchanges?
Os mercados criptográficos não são regulamentados e as criptomoedas são descentralizadas e, portanto, com exceção das stablecoins , não estão atreladas a moedas governamentais ou fiduciárias como o dólar. Esta é uma das principais razões pelas quais os preços de diferentes criptomoedas podem variar amplamente: não há preço padrão para nenhuma moeda ou token em particular.
Relacionado a isso, algumas exchanges de criptomoedas são maiores que outras, com maior volume de negociação. Assim, a oferta e a demanda em uma bolsa podem ser bem diferentes da outra, afetando o preço.
Por fim, as taxas de negociação de criptomoedas também variam e podem aumentar o custo de suas negociações.
Que tipos de arbitragem existem?
Existem algumas maneiras diferentes pelas quais os investidores podem conduzir a arbitragem criptográfica com diferentes tipos de criptomoedas .
Arbitragem Espacial
A arbitragem espacial envolve a negociação de moedas virtuais em duas plataformas de câmbio diferentes. A arbitragem espacial é uma maneira direta de conduzir a arbitragem de criptografia.
Embora essa seja uma tática simples que pode tirar proveito das discrepâncias de preços, a arbitragem espacial expõe os comerciantes a riscos como tempos e custos de transferência.
Arbitragem Espacial sem Transferência
Alguns comerciantes tentam evitar os riscos de custos de transferência e tempos que a arbitragem espacial representa. Por exemplo, em um caso hipotético, eles podem comprar Bitcoin em uma bolsa e vender em outra e esperar até que os preços nas duas bolsas converjam.
Isso permite que eles evitem a transferência de moedas e tokens de uma plataforma para outra. No entanto, as taxas de negociação ainda podem ser aplicadas.
Arbitragem Triangular
A arbitragem triangular aproveita as ineficiências de preços entre diferentes pares de criptomoedas na mesma bolsa. Com essa estratégia, um investidor começa com uma criptomoeda e depois a troca por outra criptomoeda na mesma bolsa — uma que está subvalorizada em relação à primeira criptomoeda.
O investidor então trocaria aquela segunda criptomoeda por uma terceira criptomoeda que está relativamente supervalorizada quando comparada com a primeira. Por fim, o investidor trocaria aquela terceira criptomoeda pela primeira cripto, completando o circuito potencialmente um pouco mais rico.
Como aproveitar a arbitragem criptográfica algoritmicamente
À primeira vista, a arbitragem de criptomoeda parece uma simples questão de procurar lacunas entre os preços de uma bolsa e outra e, em seguida, executar uma compra e uma venda.
Famosamente, em 2017 houve um momento em que o preço do Bitcoin no Kraken era de $ 17.212, mas apenas $ 16.979 no Bitstamp – apresentando uma oportunidade de arbitragem. Nesse caso, um investidor poderia potencialmente ganhar $ 233 por Bitcoin comprando-os no Bitstamp e, em seguida, vendendo-os rapidamente no Kraken.
Embora os spreads nem sempre sejam tão amplos quanto no exemplo acima, há momentos em que outras formas menos conhecidas de criptografia podem oferecer lacunas ainda maiores. Como os preços das criptomoedas podem variar de bolsa para bolsa, as oportunidades de arbitragem podem surgir a qualquer momento, com milhares de criptomoedas sendo negociadas em centenas de bolsas para pessoas que investem em criptomoedas.
Existem vários aplicativos que os investidores podem baixar que rastreiam os preços do Bitcoin e outras criptomoedas para oportunidades de arbitragem. Dessa forma, os investidores podem aproveitar os algoritmos que verificam automaticamente a arbitragem em diferentes trocas de criptomoedas. Essa abordagem automatizada pode permitir que os negociadores de arbitragem criptográfica aproveitem várias discrepâncias de preços diferentes.
Como encontrar uma arbitragem de criptografia
Nem todo ativo digital de criptomoeda é criado da mesma forma quando se trata de arbitragem, e existem várias maneiras de encontrar oportunidades de arbitragem.
Método 1: Novo Software
Com tantas criptomoedas diferentes em tantas trocas, encontrar essas oportunidades é uma tarefa assustadora. É por isso que muitos traders usam aplicativos de software que rastreiam centenas de exchanges de criptomoedas em tempo real.
Há um número crescente de empresas especializadas em software para automatizar a arbitragem de criptomoedas. Algumas empresas possuem uma ferramenta que permite aos investidores escolher uma estratégia de arbitragem automatizada e executá-la em diferentes bolsas.
Método 2: Criptomoedas menos populares
Os investidores podem encontrar spreads de preços maiores para os mesmos ativos digitais de criptomoeda entre formas de cripto menos populares e negociadas com menos frequência.
Por serem menos populares, porém, essas criptomoedas são propensas a rápidas flutuações de preços. Essa volatilidade pode ser uma boa ou má notícia, mas acrescenta outro nível de risco a uma estratégia de arbitragem.
Quais são os perigos da arbitragem criptográfica?
Como qualquer tipo de arbitragem, a arbitragem de criptografia envolve alguns riscos potenciais.
Perdas
Para ter sucesso na arbitragem de criptomoedas, os investidores precisam executar as negociações rapidamente para aproveitar as diferenças de preços das criptomoedas de bolsa para bolsa, enquanto essas diferenças ainda são lucrativas.
Com as formas de cripto pouco negociadas que oferecem os spreads mais amplos, um trader deve ter cuidado para não aumentar o preço de compra e diminuir o preço de venda de um ativo digital por meio de suas próprias negociações.
Volume
Todas as trocas de criptomoedas funcionam de maneira semelhante, precificando as criptomoedas com base na última negociação nessa troca. Mas é importante observar que nem todas as trocas são criadas iguais. Alguns deles têm enormes volumes de negociação, enquanto outros não são tão ativos.
O volume de negociação em cada um afeta a liquidez e os preços disponíveis em uma determinada bolsa.
Baixo volume pode significar que a bolsa não pode executar uma negociação grande o suficiente para entregar o lucro que um investidor espera. Baixo volume também pode significar que o comércio é possível, mas levará muito tempo para aproveitar a oportunidade de preço.
Custos de Transação
Ao mesmo tempo, os traders precisam ficar de olho nas taxas de transação que acompanham a compra de criptomoedas nas plataformas de negociação. À medida que os mercados de criptomoedas evoluem, essas taxas continuam a flutuar, variando de bolsa para bolsa.
Fraude, Hacks
As criptomoedas não são regulamentadas, o que é uma das principais coisas a saber antes de investir em criptomoedas .
Como resultado, a negociação de criptografia apresenta mais riscos de hacks, fraudes e colapso total da moeda. É por isso que armazenar com segurança suas criptomoedas é um tema quente entre os investidores.
impostos
Nos EUA, onde a adoção da criptomoeda disparou nos últimos anos, o IRS criou um guia tributário que categoriza as criptomoedas como propriedade, como ações, títulos e outros ativos de capital.
Os investidores são obrigados a pagar impostos sobre ganhos de capital sobre criptomoedas ao vender, negociar ou alienar suas participações. Além disso, as criptomoedas podem ser tributadas como renda se um indivíduo receber a criptomoeda como um presente, da mineração ou por serviços prestados.
Com isso em mente, os investidores devem contabilizar quaisquer impostos sobre ganhos de capital em sua declaração de imposto de renda federal, mas também podem fazer deduções com base em quaisquer perdas.
Embora o IRS trate as criptomoedas como propriedade para fins fiscais, essa categorização não é consistente em todas as agências do governo federal. A questão de saber se a criptografia é um valor mobiliário ou uma mercadoria é um debate de longa data. A Securities and Exchange Commission (SEC) chamou as criptomoedas de uma forma de segurança – e a Commodity Futures Trading Commission as chamou de um tipo de mercadoria.
Desde 27 de agosto de 2022, diferentes projetos de lei foram propostos no Congresso para tornar consistente a regulamentação das criptomoedas.
O take-away
A arbitragem existe nos mercados de capitais, em ações, títulos e commodities, sempre que o mesmo ativo é negociado por preços diferentes em lugares diferentes. Como as criptomoedas são digitais e não são baseadas em um ativo subjacente, é mais difícil atribuir um valor a essas moedas, e elas não têm as mesmas convenções de preços que ações e títulos, que estão vinculados ao desempenho de uma empresa. município ou nação.
A criptomoeda é complicada e as estratégias de arbitragem podem ser ainda mais complexas. Mas a prática é legal e tem o potencial de render grandes recompensas, ao mesmo tempo em que expõe o investidor a riscos elevados.
Como em qualquer estratégia de investimento, é importante que os investidores façam suas próprias pesquisas ao explorar a arbitragem de criptomoedas, incluindo olhar para criptomoedas diferentes e menos conhecidas e software disponível para rastrear trocas de criptomoedas em tempo real.
Para se familiarizar com os mercados de criptomoedas, é bom começar com uma plataforma segura como o SoFi Invest, onde você pode abrir uma conta Active Invest facilmente e começar a negociar criptomoedas com apenas US$ 10. A SoFi não oferece staking ou carteira de criptomoedas, mas você pode negociar dezenas de criptomoedas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, a SoFi leva a segurança a sério e usa uma série de ferramentas para manter as criptomoedas dos investidores seguras.