Guia de arbitragem criptográfica – o que é e como encontrá-lo

O que é arbitragem criptográfica?
A arbitragem de criptomoedas é uma estratégia para tirar proveito de um ativo negociado a preços diferentes em diferentes bolsas.
Simplificando, se comprarmos um criptoativo por um preço mais baixo em uma bolsa e vendê-lo por um preço mais alto em outra bolsa, usamos o método de arbitragem de criptografia.
Este artigo se concentra em encontrar preços incorretos de criptomoedas em várias trocas para fazer uma arbitragem criptográfica. Abordaremos como calcular a oportunidade para uma arbitragem criptográfica e lucrar com ela.
Por que ocorre a arbitragem de criptografia?
De acordo com a maioria dos livros financeiros, acredita-se que os mercados são eficientes e, portanto, uma oportunidade de arbitragem simplesmente não pode ocorrer. (In)Felizmente, a realidade está longe da teoria e os comerciantes encontraram uma maneira de explorá-la.
Existem muitas razões por trás da ocorrência de uma arbitragem de criptografia e extraí as mais notáveis:
Variação de liquidez em várias exchanges
A maioria das trocas tem seus próprios livros de pedidos que tendem a ser diferentes com liquidez variável para um determinado ativo. Para aqueles que são novos na negociação, um livro de pedidos é uma lista automatizada de posições atuais de compra e venda para um ativo especificado.
Por exemplo, se estivermos comprando Bitcoin, pode ser mais fácil convertê-lo em dinheiro em uma determinada bolsa sem causar prejuízo. Isso pode facilmente ter algo a ver com o livro de pedidos de uma bolsa.
Se uma bolsa tiver uma carteira de pedidos ampla e a outra mais preenchida, seria sensato comprarmos nosso ativo na última, pois a primeira acabaria nos pagando um preço mais alto.
Mas por que isso acontece se ambos os livros de ofertas mostram o mesmo preço para o nosso ativo?
Bem, uma troca (com o amplo livro de pedidos) pode ser composta de pequenos pedidos de BTC no topo de seu preço de livro.
Depois de comprarmos esses pedidos, estamos nos movendo automaticamente para os níveis mais baixos do livro de pedidos para fazer o restante do nosso pedido e, assim, pagar um preço mais alto.
Diferentes tipos de câmbio
Nem todas as trocas são iguais. Alguns deles são mais adequados para investidores de varejo, enquanto outros são construídos com preferência por investidores institucionais.
Se dermos uma olhada nos diferentes comportamentos e preferências desses dois tipos de traders, uma oportunidade de arbitragem criptográfica ocorre.
Por exemplo, os comerciantes institucionais tendem a ter lacunas entre suas grandes ordens de mercado de limite, enquanto os comerciantes de varejo não.
Essa lacuna nos permite comprar um determinado ativo na bolsa do comerciante de varejo e, em seguida, nos comprometer com uma posição de venda na outra. Com o poder da negociação algorítmica, a maioria das arbitragens pode oferecer um lucro instantâneo.
Os tempos de saque e depósito variam entre as exchanges
Como as trocas não têm os mesmos tempos de depósito e saque, as oportunidades para a arbitragem criptográfica aumentam. Se pudéssemos mover nossos ativos fiduciários e criptográficos instantaneamente, as diferenças de mercado entre várias bolsas seriam niveladas.
Isso significa que as exchanges com um tempo de transferência mais rápido alcançam o mercado mais cedo, enquanto as outras rastejam lentamente até os níveis atualizados de sentimento do mercado.
Além disso, o custo de transferência de nossas participações fiduciárias/cripto também varia e, portanto, cria ainda mais oportunidades de arbitragem.
A oferta e a demanda variam entre os países
Como os países podem ter diferentes níveis de oferta e demanda, podemos explorar as oportunidades de arbitragem criptográfica.
Se o Japão tiver um sentimento morno em relação ao Ethereum enquanto os EUA estão otimistas, podemos comprar o ETH no Japão e vendê-lo para os EUA.
Taxas de câmbio
Por exemplo, se estivermos negociando lítio, as taxas de câmbio variáveis podem criar oportunidades de arbitragem.
Imagine um cenário em que o USD ganha em relação ao JPY, enquanto o preço do ativo Lítio permanece o mesmo nas bolsas japonesa e americana.
Isso cria uma oportunidade de arbitragem em que convertemos USD em JPY, compramos lítio em uma bolsa japonesa e depois vendemos o lítio em uma bolsa americana.
Algumas das outras razões notáveis são as seguintes:
- Controles rígidos de capital fora dos EUA e da UE
- Falta de comerciantes (ou seja, formadores de mercado)
- Regulamentações em exchanges
- Spreads
- custos
Quais são os prós e os contras da arbitragem criptográfica?
Os prós:
- Baixo risco – Como estamos comprando e vendendo o ativo simultaneamente, não há risco envolvido como nos investimentos de longo prazo.
- Floresce em mercados voláteis – A negociação de arbitragem é uma boa maneira de negociar em mercados voláteis sem correr muito risco.
- Não depende de mercados de alta ou baixa – Você pode ganhar dinheiro independentemente da direção do mercado. Dito isso, haverá mais oportunidades de arbitragem durante mercados em alta. Isso ocorre porque os comerciantes estão mais focados em montar a corrida de touros do que arbitrar.

Os contras:
- Taxas de transação – As exchanges lucram principalmente com as taxas de transação que impõem aos traders. Enquanto alguém como um swing trader não se preocupa com as taxas de transação, isso pode prejudicar o arbitragem trader e trazer seu lucro para valores mínimos.
- Trocas e criptomoedas são imprevisíveis – A maioria de nós pode se lembrar de um momento em que uma troca de criptomoedas congela ou falha em tempos de alto volume. Sem falar de alguns tempos de transação e problemas de custo. Uma troca pode fechar e levar todo o seu capital com eles também.
- Tecnologia – Se quisermos nos destacar na arbitragem de criptografia, precisamos usar a tecnologia mais recente que nos permite fazer negócios com rapidez suficiente para obter lucro.
- Preço incorreto mínimo – Considerando os custos, taxas de transação e a estabilidade do mercado, um preço incorreto de criptografia deve ser alto o suficiente para que você seja lucrativo após os custos.
- Regulamentos – Regulamentos como KYC (Know Your Client) e AML (Anti-Money Laundering) podem afetar a arbitragem internacional.
- Experiência – Novos traders podem pular muito rapidamente em um ativo sem considerar todas as maneiras pelas quais a arbitragem pode dar errado. Assim, ter experiência em negociação e nas flutuações do mercado é fundamental.
Que tipos de arbitragem existem?
Existem muitas maneiras de se comprometer com uma arbitragem de criptografia e abordarei as mais usadas.
Arbitragem espacial
Essa arbitragem é a mais comum. Ele nos permite comprar um criptoativo em uma bolsa e, em seguida, transferi-lo para outra bolsa enquanto o vendemos por um preço mais alto.
Questões como custos, tempos de transferência e spreads, fazem com que este tipo de arbitragem não seja tão valioso. Basicamente, quando transferimos uma criptomoeda para outra bolsa, é provável que o preço já tenha mudado.
O lado bom dessa tática de arbitragem é que ela é bem fácil de fazer.
2 Métodos
- Comprado/vendido na exchange 1, transfira cripto/fiat para a exchange 2, depois vendido/longo
- Comprado e vendido em 2 trocas, então transfira o longo para a outra troca e cubra os curtos.

Arbitragem espacial sem transferência
Este método é usado para eliminar o tempo e o custo da transferência. Também é preferido pela maioria dos arbitradores de negociação de criptomoedas.
Método 1
Nesse caso, compramos ETH e vendemos ETH em outro, esperamos que o preço do ETH converja para o mesmo preço.
Em seguida, fechamos as duas negociações.
A desvantagem desse método é que a convergência dos preços incorretos precisa acontecer.
Método 2
Essa tática envolve ter equilíbrio em duas trocas diferentes, digamos Binance e BitMex .
Depois de analisar os spreads do ativo ETH-USD, decidimos comprar o ativo na Binance e vendê-lo na BitMex. Isso seria feito movendo nosso USD para Binance e o ETH para BitMex.
Então esperaríamos que a diferença de preço chegasse a X% a mais no BitMex. Quando isso acontecer, nos comprometeremos com uma ordem de compra de ETH com USD da Binance e, simultaneamente, nos comprometeremos com uma ordem de venda de ETH para USD na BitMex.
Vamos agora adicionar alguns números a este exemplo para que fique mais claro. Digamos que compramos 1 ETH por $ 6,06 na Binance, teríamos gasto $ 606.
Se então vendêssemos nosso 1 ETH ao mesmo tempo no BitMex a uma taxa de $ 6,20, teríamos vendido por $ 620.
Isso significa que compramos simultaneamente 1 ETH e vendemos 1 ETH. Não perdemos nem ganhamos nenhum. O lucro que obtivemos com isso é de $ 14, sem incluir as taxas de negociação.
arbitragem triangular
Essa tática utiliza uma ou mais trocas enquanto explora as diferenças entre os pares de negociação. Como muitas bolsas têm uma grande variedade de mercados com diferentes opções de moeda, podemos aproveitar muitas oportunidades para uma arbitragem triangular.
Por exemplo, podemos trocar BTC por ETH, ETH por LTC e LTC de volta para BTC. Se as diferenças fossem substanciais, teríamos obtido lucro.
Para tornar este exemplo mais claro, vamos examinar o método passo a passo.
Em primeiro lugar, começaremos com um ativo, sendo o BTC. Este ativo será o ponto inicial e final do nosso ciclo de arbitragem.
Em segundo lugar, trocaremos esse primeiro ativo (BTC) por um segundo, aqui o ETH. Certifique-se de que este segundo ativo esteja conectado ao inicial e ao seguinte.
Em terceiro lugar, trocaremos nosso segundo ativo (ETH) por um terceiro, aqui sendo o LTC. Certifique-se de que este terceiro ativo esteja conectado ao segundo e ao primeiro.
E no final, tudo o que precisamos é converter esse terceiro ativo (LTC) de volta para o inicial (BTC).

Como mostra a imagem acima, começaremos com o valor de 1000 BTC. Para calcular a oportunidade e seu valor, simplesmente contornaremos o triângulo calculando os preços de compra e venda de cada criptomoeda.
Para calcular a proporção, estamos dividindo o ETH pelo LTC. Como você pode ver, defini os símbolos de multiplicação e divisão que você usa ao contornar o triângulo.
Vamos calcular juntos:
1000 x 0,032 / 6,97 x 223,66 = 1026,85 BTC
Se compararmos nosso novo valor calculado com o inicial, podemos calcular o tamanho de nossa oportunidade.
Como tirar proveito da arbitragem algoritmicamente?
Como as oportunidades de arbitragem duram de alguns segundos a alguns minutos, é muito demorado para um trader calcular todas as possibilidades. É aqui que os traders algorítmicos entram em ação com seus algoritmos legais que fazem o trabalho rapidamente.
Alguns comerciantes preferem tomar a decisão final quando se trata de sua arbitragem e, portanto, fazem um programa de alerta que verifica várias trocas e notifica o comerciante com possibilidades de arbitragem.
Existem até softwares de terceiros especializados em notificar os comerciantes inscritos com oportunidades de arbitragem. Mas cuidado! Existem muitos golpes por aí quando se trata deste software, então eu recomendaria uma extensa pesquisa antes de escolher um.
Como este artigo se concentra mais em como encontrar preços incorretos, não vou me aprofundar mais em como esses algoritmos são codificados.
Aconselho o leitor a verificar nossos guias de API Binance e BitMex para ter uma ideia de como construir uma arbitragem.
Como encontrar uma arbitragem de criptografia?
Quando se trata de encontrar oportunidades de arbitragem criptográfica, isso pode ser feito por dois métodos principais. Vamos cobrir os dois passo a passo.
Método 1
O primeiro método envolve o uso de uma API de troca de duas trocas diferentes para comparar os preços do ativo. Este método é preciso, mas sofre por não ser escalável.
Permita-me mostrar-lhe como fazê-lo. Eu estarei usando BitMex e Coinbase para isso. Tenha em mente que vamos apenas procurar o preço incorreto, não vamos disparar nenhum comércio.
Se você deseja iniciar uma negociação, confira nossos guias de API Coinbase e BitMex .
Vamos começar importando as bibliotecas relevantes de que precisamos:
import bitmex
import requests
import json
import datetime
from coinbase.wallet.client import Client
from time import sleep
O próximo passo é validar nossas API Keys e API Secrets:
bitmex_api_key = 'EeE092m3lwJism5mAFc4plfX'
bitmex_api_secret = 'kgRLOsB7QOfauIyyNj5VOvPQ8ueLCuWWxwXTAI4ABcqqEMqk'
coinbase_API_key = 'cTgYvXpaksr5fFgr'
coinbase_API_secret = 'Css2cMN9kTjPNh2XvuHLM9HrdVcX3ty5'
Agora, vamos configurar os clientes:
client = bitmex.bitmex(api_key= bitmex_api_key, api_secret=bitmex_api_secret)
clientb = Client(coinbase_API_key, coinbase_API_secret)
A próxima etapa é criar um loop que verificará a variação percentual entre os preços das duas criptomoedas (BTC). Se a porcentagem atingir a marca de 1,5%, queremos que o programa nos notifique.
Lembre-se de que, para o BitMex, precisamos processar o resultado do ponto final da posição para obter o que precisamos. Quando se trata de Coinbase, precisaremos converter a string JSON obtida em um valor flutuante para calcular a porcentagem.
Dependendo do seu pacote e limite de API, você ajustará livremente os tempos de suspensão entre as chamadas de API.
while True:
positions = client.Position.Position_get(filter=json.dumps({"symbol": 'XBTUSD'})).result()[0][0]
bitmex_btc = {}
bitmex_btc["markPrice"] = positions["markPrice"]
print('BitMex: ',bitmex_btc['markPrice'])
coinbase_btc = clientb.get_spot_price(currency_pair= 'BTC-USD')
print('Coinbase: ',coinbase_btc['amount'])
percent = float(((float(coinbase_btc['amount']) - bitmex_btc['markPrice']) * 100) / bitmex_btc['markPrice'])
sleep (1)
if percent < 1.5:
print ('No arbitrage possibility')
continue
else:
if percent == 1.5:
print ('ARBITRAGE TIME')
break
sleep(1)
Método 2
O segundo método envolve o uso de APIs de extração de dados e sites que podem escanear várias trocas, ou seja, CoinGecko ou CoinMarketCap. Este método é menos preciso do que o anterior, mas é amplamente escalável.
Para este exemplo, usaremos o CoinGecko, que é um provedor de dados e um site de rastreamento de criptografia. Se você quiser saber mais sobre o CoinGecko e conferir sua API, visite o seguinte link:
Vamos começar importando as bibliotecas relevantes de que precisamos:
import json
from time import sleep
from pycoingecko import CoinGeckoAPI
cg = CoinGeckoAPI()
Agora, vamos chamar a função CoinGecko API que extrai os dados do Bitcoin para todas as trocas que ele possui:
coin_tickers = cg.get_coin_ticker_by_id(id='bitcoin')
coin_tickers

A próxima coisa que queremos ampliar é a parte ‘tickers’, pois contém o último valor de dados de preço. Também criarei uma nova variável “btc” sobre a qual faremos nossos cálculos e extração de dados.
btc = coin_tickers['tickers']
btc

O próximo passo é criar uma lista de todos os últimos valores de preços processados. Como quero ver moedas que se desviam 1,5% da moeda especificada, faremos um preço inicial médio para comparar o restante.
Observe como a última parte da instrução if elimina os valores discrepantes. Sem ele, uma instância do BTC custava mais de US$ 500 mil. É bom ter isso em mente e implementar, pois os dados podem conter bugs ou erros.
all_prices = []
for i in btc:
if i['target'] == 'USDT' or i['target'] == 'USD' and i['last']<500000:
all_prices.append(i['last'])
starting_price = sum(all_prices)/len(all_prices)
processed = []
A próxima coisa é criar um loop que irá extrair os dados, calcular a porcentagem e anexá-los à lista processada. Depois disso, queremos que o programa nos mostre apenas os valores que correspondem aos nossos critérios.
Se os dados não corresponderem aos nossos critérios, executaremos o loop após um período de tempo especificado.
while True:
for exchange in btc:
if exchange['target'] == 'USDT' or exchange['target'] == 'USD' and exchange['last'] < 500000:
percent = float(((starting_price - exchange['last']) * 100) / exchange['last'])
if percent >= 1.5 and exchange['last'] >= 100:
processed.append(str(exchange['market']['name']) +':'+ str(exchange['last']))
if len(processed) == 0:
sleep(30)
continue
else:
break
processed
Quais são os perigos da arbitragem criptográfica?
Os métodos de arbitragem de criptografia carregam algum perigo com eles e vou compartilhar os mais notáveis com você:
Taxas altas
Muitos comerciantes estão cientes das taxas de retirada que as bolsas cobram, mas algumas bolsas até cobram taxas de depósito. E essas taxas podem se acumular facilmente e chegar a US $ 20 por troca.
Tempo
A maioria das oportunidades de arbitragem criptográfica não dura muito porque os mercados flutuam e se ajustam. Se o mercado mudar enquanto você estiver no processo de arbitragem de criptografia, na maioria das vezes, você terá uma perda.
Volume
Se você não for cuidadoso o suficiente, pode acabar tentando vender moedas excluídas sem volume. Isso o deixará preso e você perderá a maior parte de seu dinheiro inicial.
Além disso, uma moeda pode ter volume, mas o volume pode ser aquele que você não prefere para seus preços de compra e venda. Além disso, tenha em mente a profundidade da troca, pois eles podem ser exagerados.
Problemas de transação
As trocas podem sofrer bugs e é aí que a diversão na sobrecarga da troca, problemas de retirada, travamento, problemas de carteira e etc. Isso pode arruinar seu processo de arbitragem, que depende de velocidade e eficiência.